quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Série Ditados Populares: Andar à toa.

Rating:★★★★★
Category:Other


Andar à toa

Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.

Histórico: Toa é a corda com que uma embarcação remboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. Uma mulher à toa, por exemplo, é aquela que é comandada pelos outros. Jorge Ferreira de Vasconcelos já escrevia, em 1619: Cuidou de levar à toa sua dama.





9 comentários:

  1. Legal! Tem horas em que eu me sinto uma mulher à toa...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ser mandada pelos outros é ruim, mas acontece mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda a sua página! Altíssimo astral.

    ResponderExcluir
  4. Puxa! Levei anos para descobrir que não é à toa que me sinto bem quando estou à toa.

    Adoro saber a origem de ditados e palavras, obrigada! Sabia que a palavra fidalgo é uma contração de 'filho de algo'?
    Dai eu concluir que existem pessoas à toa e outras filhas de algo.

    beijão,
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Andar à toa é muito bom...
    Estar à toa.
    Já no sentido original é péssimo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Essa eu não sabia!
    Gostei.
    Por acaso você sabe a origem daquele "Meter-se em camisa de onze varas"?
    Para mim é um mistério quase-metafísico.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Essa eu havia aprendido na escola... não me lembro mais. Estou procurando.
    Abraço Fábio.

    ResponderExcluir