quinta-feira, 22 de março de 2007

Farsas da Internet.

Rating:★★★★★
Category:Other
Farsas da Internet

De e-mails mentirosos a fotos montadas, quem de nós nunca se deparou com uma farsa que circula na internet?

Algumas das farsas tornaram-se tão populares que até hoje em dia circulam na rede. Muitas pessoas acreditam nessas mentiras, principalmente os internautas novatos.

Pior que isso, assustadas, essas pessoas repassam a foto, texto, achando que assim estariam ajudando alguém a evitar, e na verdade é o contrário que acabam fazendo, são usadas para que a farsa espalhe-se mais rapidamente.

Eu já perdi as contas de quantos e-mails com notícias falsas recebi, nem tenho o trabalho de ler. Quando recebo aqueles e-mails repassados apago-os imediatamente. Não vale a perda de tempo.

Tem pessoas que não se "tocam" mesmo, repassam e-mails enormes, enchem a caixa de quem recebe de lixo inútil.

Esses dias eu recebi um e-mail dizendo ser de uma pessoa que eu tinha conhecido no passado, e que teríamos perdido contato por ela ter precisado viajar, e muito blá, blá, blá... Tudo mentira!!!

Nesse e-mail vinha um link que seria de uma foto tirada há muito tempo, e pedindo para que eu visse essa foto. Adivinhe o que tinha por trás do link da foto? Por trás do endereço da foto tinha um link para um site onde existia um programinha para ser baixado no computador, com certeza um vírus ou algum arquivo malicioso.

É claro que não cliquei no link, sempre coloco a seta do mouse sobre o endereço para saber quel é o endereço real. A aparência do link pode ser de um endereço de site, mas por trás pode existir um link para baixar algum arquivo contendo vírus, worms, etc.

Tenha sempre cuidado!!! É preferível não ser curioso e evitar muita dor de cabeça depois.

Tem também aquelas correntes que pedem para você repassar o e-mail a todas as pessoas que você conhece. Não repasse, não ajude a infestar a internet com lixo inútil, piadinhas sem graça, fotos bobas, etc.

Não acredite, não obedeça e não repasse e-mails:

• Pedindo para você apagar ou alterar arquivos do seu computador
• Pedindo para você doar dinheiro para uma pessoa que precisa ser operada
• Com notícias sobre a morte de pessoas, atentados, tragédias, etc.
• Com receitas "milagrosas" para curar determinada doença
• Dizendo que você ganhará prêmios para repassar o e-mail

Proteja-se!!! Conheça as farsas que circulam na internet:
No site http://www.e-farsas.com você fica sabendo quais são os boatos, fotos montadas, golpes, e-mails mentirosos, notícias falsas, lendas. Tem também as 10 Farsas mais procuradas e conselhos para prevenir-se.



25 comentários:

  1. É uma tristeza isso! Meninas sequestradas que já devem ter casado e ter tido filhos. Pacientes que precisavam de sangue urgente há dez anos...E agora estão circulando instruções para digitar senha do banco ao contrário! Perigoso.
    Eu não repasso e quando acho necessário, mando tudo Cco (cópia oculta)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga, mais da metade dos e-mails que recebo diariamente são deste jaez ou publicidade. Os publicitários são geralmente barrados por um programa que eu uso para barrar mensagens indesejadas, mas estes, enviados por pessoas amigas, não tenho como evitar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga, eu recebo sempre estas coisas e sempre deleto. este de que um velho amigo quer reatar a amizade é mais um que recebi tb.


    ResponderExcluir
  4. Obrigada amiga pelo aviso.
    Eu sempre deleto, quando não sei a procedência do e-mail!!!!!
    Tenho medo de vir cheio de virus!!!!!
    Beijos grandes miga,
    Sonia.

    ResponderExcluir
  5. É ficar para trás, mas Banco no PC, pra mim nem pensar!

    ResponderExcluir
  6. Não dá para evitar mesmo, mas podemos ficar espertos. Eu acreditei naquela planeta Vênus e até postei...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu recebo muitas e no começo acreditei seriamente na maioria.

    ResponderExcluir
  8. É mesmo Sonia, têm os vírus que vêm junto.
    Beijos miguita.
    Tan.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo texto,alerta e óptimo link Tan.
    Tem um lindo e feliz dia

    ResponderExcluir
  10. O chato é que certas coisas parecem verdadeiras.

    ResponderExcluir
  11. Aquela do planeta Vênus eu acreditei...

    ResponderExcluir
  12. Interessante q a conta gmail q eu uso no Multiply ninguém tem. Os spams q aparecem tenho certeza q vêm dessas listas de emeios q são fáceis de capturar.

    ResponderExcluir
  13. Achei muito bom o site e já o repassei para os meus amigos.Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  14. No meu início de Internet, acreditava em tudo.
    Bjokas Vânia.

    ResponderExcluir
  15. E os e-mails que depois de 5 a 6 anos voltam `a tona de novo e comecam a ser mandados? Como o tal do mapa do Brasil...

    Ou ainda aquele do discurso do Cristovam Buarque? O discurso pode ser verdadeiro mas o e-mail que me mandam e' como se o discurso tivesse sido proferido ha' apenas alguns dias atras!!! e por ai' vai...

    ResponderExcluir
  16. Ahahah - é mesmo, eu havia me esquecido desses emails antigos, sempre voltam...

    ResponderExcluir
  17. Ficou interessante o contraste entre a anorexa da foto e o fundo de sua página cheio dos chocolates.

    ResponderExcluir
  18. Ahahah! Troquei a página hoje. Você tem razão.
    Ótima noite.
    Tan.

    ResponderExcluir
  19. Esses emails sao um saco, e os novatos na net, reencaminham pensando que são o supra-sumo

    ResponderExcluir
  20. Pior - eles infectam os arquivos do PC.

    ResponderExcluir