terça-feira, 20 de março de 2007

Sorria, você está sendo googado!

Rating:★★★★★
Category:Other
(Queridos, Voltei!...)



Nossa vida não é mais nossa e de meia-dúzia de amigos e parentes. Agora somos todos pessoas públicas e acabou a distinção entre a vida pessoal e a vida profissional.

Por Cristiana Soares

Sorria, você está sendo googado. Apesar de não morar em condomínio de luxo, não estar num elevador e em nenhuma loja de conveniência, essa foi a sensação que tive quando coloquei meu nome entre aspas no Google.

Rodeada por várias homônimas que jamais pensei existirem, minha vida ali, num Google aberto. Para quem nunca buscou fama nem popularidade a qualquer custo, isso soa muito estranho. Tudo acontece à nossa revelia.

Uma vez conformada com os novos tempos, minha preocupação foi descobrir quem eram aquelas homônimas, possíveis queimadoras-de-filme. Alívio ao checar que nenhuma delas era procurada pela Interpol.

Encontrei boas surpresas também: logo na primeira página, link para o meu blog, textos que escrevi para o Webinsider e até uns prêmios que ganhei como redatora publicitária no “Colunistas Paraná”, na época em que morei em Curitiba. Já nem lembrava mais desses feitos, pois não havia guardado registro a respeito.

Voltei a ficar assustada quando descobri que os sites de busca agora também rastreiam comentários! Sim, aqueles comentários que você faz despretensiosamente em blogs e sites alheios. Alguns deles inflamados, no calor de alguma polêmica.

Deu medão. Até porque aquela opinião que você tinha há um ano pode ter mudado. Ufa! Não encontrei nenhum palavrão.

Ai, ai, ai, meu Google do céu!

Concluí que, daqui em diante, minha vida não será só minha e de meia-dúzia de amigos. Sou uma pessoa pública. Não ache graça. Pois você também é. A não ser que vá morar numa tribo no meio do nada. Mas não dou seis meses para a internet chegar lá. Ou você se entediar e voltar antes disso.

E se você é do tipo que gosta de separar vida pessoal de vida profissional, esqueça. Eu também gostava. Resolvi relaxar e até linká-las entre si. Adiantando-me a qualquer site de busca ou profissional de RH.

Aconselho tomar cuidado com algumas escolhas de comunidades do Orkut. Tipo “Se não lembro é porque não fiz”.

Em contrapartida, se estamos ficando mais “famosos”, os famosos estão ficando mais anônimos.

Prevejo que, num futuro próximo, as celebridades se extinguirão junto com 50% dos animais do planeta. Pensemos. As celebridades só são celebridades, porque vivem em exposição nos meios de comunicação verticalizados (principalmente na TV). Elas se mostram e nós as vemos. Só nos restando acompanhar suas vidas passivamente, com um arroubo de tietagem aqui outro lá.

Porém, com a internet cada vez mais popular somada à TV digital (onde a interação será maior) e por fim a convergência das mídias, celebridades serão diluídas em um grande caldo de informações, interesses e pessoas. A única celebridade que restará será a própria internet.

Ah! E o Google. Que de site de busca passará a entidade onipresente. Aquele que tudo sabe. Aquele que tudo vê. [Webinsider]



Cristiana Soares é publicitária e escreve no Blog Talk.



18 comentários:

  1. Olá Tan.É extraordinário, o que Tu nos estás a transmitir.Isto é o máximo,Amiga,isto já não é só a Aldeia Global.É também a ''devassa'' Global.Se não te importas,vou linkar,porque é importante demais.Toda a Gente deve saber disto.Penso que não te importas,Pois não?.Obrigado

    Bjnsssss

    ResponderExcluir
  2. Link à vontade!
    Compartilhar conhecimento - isso sim é interessante.
    Beijo Luís.

    ResponderExcluir
  3. É inquietante, mas já fazemos parte disso - não tem outro jeito.

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos esses...

    Beijo, Tan! Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Já se foi a privacidade. O Google vai dominar o mundo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Estamos expostos!
    Saudades também, você não me clicou no Orkut... quando vai aparecer por lá?
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  7. Fico chocada, mas também já nada me espanta.
    Bjos e seja bem aparecida.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Paulinha!
    Bem, esse é o preço que pagamos para estarmos em conexão com o mundo.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, já tinha feito essa experiencia rsrs
    Ficamos a saber mais dos amigos que aquilo que eles nos contam ...incrível!
    Bom dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É verdade, ficamos sabendo mais.
    Bom dia pra você também.
    Beijos.

    ResponderExcluir