sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

BAIRRO DA LIBERDADE (SÃO PAULO) - BREVE HISTÓRICO!

Rating:★★★★★
Category:Other
Bairro da Liberdade - Breve histórico.

O famoso bairro oriental de São Paulo já foi palco de grandes lutas na história da capital. O nome Liberdade vem dos tempos da abolição dos escravos. Antigamente, a área era conhecida como Campo da Forca. No centro do bairro , no largo está a igreja de Santa Cruz, que ficou mais conhecida como, Igreja dos Enforcados. Nas imediações, já existia por volta de 1770, um dos primeiros cemitérios da capital, onde eram enterrados os escravos.
Um soldado condenado a forca, por liderar uma rebelião contra atraso nos salários, em 1821 (séc.19), fora enterrado no cemitério dos escravos, que ficava na rua dos Estudantes e Almeida Junior. Hoje resta a capela desse cemitério, que é a Igreja dos Aflitos.

Um fato que fez com que o bairro se desenvolvesse: Em 1864 é aberta uma nova estrada por José Vergueiro. Foi chamada Estrada do Vergueiro, saia do Largo da Liberdade e seguia para Santo Amaro, rumo à Santos.

Em 18 de junho de 1908, chega ao Porto de Santos o navio Kasato - Maru, trazendo os primeiros 782 imigrantes japoneses para o Brasil. Saíram de Kobe em 28 de abril para plantar café no interior de São Paulo. Muitos não se acostumaram a rotina escravocrata e voltavam para a capital.

Nas décadas seguintes vieram mais trinta navios abarrotados de japoneses. Todos se abrigaram na capital, mais precisamente no bairro da Liberdade.

O desenvolvimento do bairro foi inevitável e com o tempo criou características orientais. Vieram povos asiáticos se juntar a esses, chineses, coreanos,etc.

Hoje a Liberdade é um dos bairros de maior atração turística da capital com sua ruas enfeitadas de lâmpadas, imitando lanternas japonesas. Comércio diversificado e muita beleza.

Primeiro nome do bairro: Caminho do Carro que vai para Santo Amaro.
Depois por causa da pena de morte instalada, passou a chamar-se Largo da Forca.
Em 1858 seu nome foi mudado para Largo da Liberdade.

Hoje a Igreja Santa Cruz dos Enforcados, perto do Metrô São joaquim, lembra o herói condenado - o soldado Chaguinhas.

O bairro hoje está situado entre a Av. Liberdade, a rua Vergueiro, a Brigadeiro Lúis Antonio e a Domingos de Moraes.

Ali se localizam inúmeros restaurantes, lojas típicas, associações e entidades culturais.
Na rua Tomas de Lima, fica o Museu da Associação Okinawa do Brasil, erguido em homenagem aos primeiros japoneses chegados ao Brasil em 1908.

Há um centro de estudos Nipo-Brasileiro na rua São Joaquim, 381, fundado após a Segunda Grande Guerra Mundial.

Quem vier à São Paulo, vale à pena conferir!





*****FOTOS DA LIBERDADE NA PÁGINA MY FHOTOS

4 comentários:

  1. Muito bom! É sempre bom saber a história e características dos bairros paulistanos, gostei das informações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu não conhecia a história do bairro, ótima, obrigada, muito interessante, merece o nome, aliás um nome lindo, bjs

    ResponderExcluir
  3. Claro Sueli, tem muito mais detalhes nessa história, mas basicamente é isso.
    Faltou a foto da Praça da Liberdade e da Igreja dos Enforcados. São pontos que não poderíam faltar.

    ResponderExcluir