terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

COMO FRITAR UM OVO! ESTA É PARA AQUELES QUE CONHEÇO E NÃO SABEM COMO FAZÊ-LO!


Description:
Como fritar um ovo sem quebrar a gema.
Pode parecer uma maneira muito detalhada, mas, fazendo-a umas 2 ou 3 vezes você ficará prático



Ingredients:
_Ovos
_Azeite ou margarina
_Sal

Directions:
Coloque 1 colher de sopa (rasa) de azeite ou margarina, numa frigideira pequena e anti-aderente. Espere esquentar, enquanto isso, quebre o ovo numa tijela pequenina. Despeje-o com cuidado e duma vez, na frigideira, em fogo moderado. Tampe e espere 1 minuto mais ou menos para cozê-lo e fritá-lo ao mesmo tempo. Destampe e coloque uma pitada de sal com moderação.
Com uma espátula (preferência de silicone), vá desgrudando as bordas do ovo com cuidado, até que todo ele esteja solto. Cuidado para não queimar.

ACOMPANHAMENTO:
_Pão
_Folhas de alface ou endívia
_Um acebolado feito rapidamente na mesma frigideira.



Nota: Evite comer mais que dois ovos por dia e não coma mais que três por semana!

Post Relacionado:
http://omundoeumaaldeia.blogspot.com/2007/11/crnica-do-ovo-luis-fernando-verissimo.html

31 comentários:

  1. Esta receita é para aqueles que gostam de comer ovo com gema inteira!

    ResponderExcluir
  2. "Com uma espátula (preferência de silicone), vá desgrudando as bordas do ovo com cuidado, até que todo ele esteja solto. "

    Aí é que é o problema.....mas vou tentar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Edu!
    A frigideira já faz metade do serviço, pois é anti-aderente. A espátula de silicone, é para não tirar o anti-aderente da frigideira (para não danificá-la). O ovo vai estar quase solto, desgrudando-o com cuidado nas bordas, o meio já soltará com facilidade.
    Tenta depois me conta!

    ResponderExcluir
  4. Vi o Olivier Anquier fritando o ovo assim: primeiro a manteiga, depois a clara e quando essa já estiver quase toda branquinha, colocar a gema por cima, fogo baixo para a gema cozinhar. Não tem erro, clara frita e gema mole. Já fiz e deu certo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nirda,
    Assim nunca fiz, tentarei...
    Sou "fanzoca" do Olivier, o site dele está no meu favoritos!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Fritar ovo é muito difícil! Gosto de gema dura e clara sem torrar. Quase nunca acerto...

    ResponderExcluir
  7. É, se a gema endurece, provavelmente a clara já está meio torrada.
    O seu jeito de comer ovo frito é "manhoso", heim arlete?

    ResponderExcluir
  8. Fritar ovo é uma arte, não é, Tânia? :-)

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma frigideirinha própria de alumínio grosso própia para ovos, até no formato e só dá para um de cada vez. É batata, ops, ovo.

    ResponderExcluir
  10. Sandra, quando a gente está acostumada, o ovo sai inteiro em quase todas as frigideiras!

    ResponderExcluir
  11. Nem me fale em fritar ovo, Tânia!

    Minha frigideira pretinha-linda-novinha tá parecendo um céu estrelado porque caí na besteira de comprar a tal esponja pra teflon da Assolan em vez da Scotch Bryte. Ai, que só de lembrar me sobe o sangue!...hehehe

    Quanto a fritar o ovo, acho que a forma mais adequada de aprender é observar.
    É o tipo de coisa que não dá certo com receita escrita!... ;-)

    Abraço do Marco!

    ResponderExcluir
  12. Ai Marco, anti-aderente é uma coisa... se não tomar "certos cuidados", vai embora mesmo!
    Na verdade, acho que fritar ovos é uma coisa pessoal - cada um parece ter uma "técnica" diferente.
    Eu adoro ovo frito, mas é escalfado no molho de tomate que o consumo mais, por ser mais saudável.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto da gema cremosa, nem durona nem com caldo escorrendo. Se ela estoura quando vai pra frigideira eu deixo torrar. Fritar ovo é um desafio!

    ResponderExcluir
  14. "Fritar um ovo é um desafio", esta é a frase!
    Já eu, Aline, detesto gema torrada.

    ResponderExcluir
  15. Adoro gema no ovo estrelado
    Nem sempre dá resultado. Vou experimentar sua receita
    Saudações

    ResponderExcluir
  16. É só um pequeno cuidado para que o ovo não quebre Alves.
    Você percebeu que cada um gosta do ovo de um jeito?
    Saudações!

    ResponderExcluir
  17. Cada cabeça, sua sentença, velho ditado.
    Abraços amigos

    ResponderExcluir
  18. Ebaaaaaa...acabei de comer um ovo frito por mim com a gema inteirinha. O segredo foi o que a tânia disse :desgrudar as bordas que o meio sai direitinho!

    ResponderExcluir
  19. Valeu Edu!
    Agora é só manter a técnica.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  20. Boa lembrança. Ovos fritos (ou estrelados, ou ainda estralados). Sua técnica é aprimorada.
    Para quem gosta de ovos (alimento extraordinário), e como contribuição a este teu Post, em dezembro de 2004 fiz um outro que sugere outras variantes no preparo da iguaria (pode ser visto aqui). Mas o melhor é ler a crônica de L.F. Veríssimo sobre ovos (esta é real – no livro “A mesa voadora”).

    ResponderExcluir
  21. Oi Inácio,
    Obrigada pela contribuição.

    Sobre o Veríssimo - o que eu posso dizer... eu amo sua escrita! É o meu crônista do coração.
    Esta crônica eu não conhecia, lerei.
    Que bom que gostou do Post.
    Um abraço!
    Tânia Regina!

    ResponderExcluir
  22. A descrição que ele faz do ovo sobre o arroz é de dar água na boca...prepare a frigideira e um pouco de arroz antes de ler.

    ResponderExcluir
  23. “Não se renuncia a pouca coisa quando se renuncia ao ovo frito. Dizem que a única coisa melhor que do que ovo frito é sexo. A comparação é difícil. Não existe nada no sexo comparável a uma gema deixada intacta em cima do arroz depois que a clara foi comida, esperando o momento de prazer supremo quando o garfo romperá a fina membrana que a separa do êxtase e ela se desmanchará, sim se desmanchará , e o líquido quente e viscoso correrá e se espalhará pelo arroz como as gazelas douradas entre os lírios de Gileade nos cantares de Salomão, sim, e você levará o arroz à boca e o saboreará até o último grão molhado, sim, e depois ainda limpará o prato com pão.” (J.L.Veríssimo).

    ResponderExcluir
  24. Por coincidência, ontem eu li Cantares de Salomão, pouco antes de ler seu comentário.
    A comparação é bem interessante. Veríssimo e Salomão. Similar! No sentido de exagerar... é claro.

    ResponderExcluir
  25. Anotado.

    Quase nunca consigo esta proeza.
    :))

    ResponderExcluir
  26. Eu frito ovo e nao preciso desse processo todo nao!!! Hahahaahahah E olha que o meu fica massa, viu!?!?! :)
    Eu só gosto de ovo com a gema quebrada e espalhada pela clara!!! ;)
    Mas, Regina, voce já viu fritar ovo na água?!?! ;)
    Tem tbm!!!!

    Um beijao.

    ResponderExcluir
  27. Eu já!
    É com um pouquinho de água, né? Uma colher de sopa mais ou menos?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. O que eu vi tinha mais que isso de água!! :)

    ResponderExcluir