segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

SOPA DOCE DE FRUTAS ( SOBREMESA INESQUECÍVEL!)


Description:
São frutas cozidas no suco de uva. Pode ser usado vinho (o alcóol evapora-se com o calor) . Alguns a chamam de sangria, mas é apenas um cozido de frutas.
Temperada com especiarias, e muito pouco açúcar.
Não precisa haver preocupação quanto ao alcóol, pois ele some com a evaporização (Algumas pessoas, como eu , não fazem uso de alcóol).
É uma delícia; tem uma boa apresentação; muito saudável e pode ser congelada sem mudar o aspecto.



Ingredients:
- 1 maçã picada
- 1 laranja picada
- 4 fatias de abacaxi picado
- 3 bananas nanicas picadas
- 1 cacho de uvas cortadas ao meio e sem sementes
- 100 gramas de passas de uvas descaroçadas
- 200 gramas de ameixas secas descaroçadas
- 5 flores de cravo
- 1 pausinho de canela
- Casca de 1 limão inteira (sem a parte branca)
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 garrafa de suco de uva (ou 1 garrafa de vinho)
- Suco de 6 laranjas
- 1 litro de água
- açúcar à gosto (pode usar mel, o sabor fica ótimo)



Directions:
Leve a água, os sucos e os temperos ao fogo. Quando começar à ferver, coloque as frutas. Cozinhe-as até as passas de uvas incharem.
Adoce com cuidado, pois as frutas já possuem açúcar naturalmente.
Engrosse com o amido de milho dissolvido em água ou suco ( Só para encorpar).
Se você achar que ficou muito encorpada, coloque mais água ou suco de frutas. Deixe no fogo mais uns minutinhos.

Deixe esfriar e refrigere. Sirva gelada.



*VOCÊ PODE USAR OUTRAS FRUTAS, OU ACRESCENTAR: MANGA, MAMÃO, MORANGOS...

15 comentários:

  1. De fato a Sopa de Frutas é muito gostosa, delicada sobremesa. Tenho um pouco diferente, com frutas passas e pouca variedade.
    Voce acredita que esta foi a minha primeira sobremesa da minha vida? casei sem fazer nada, nem fritar ovo. Tudo começou em 1971.
    Aninha , grande amiga, casada com Fernandinho, japones. Casamos na mesma época - eu e muitos amigos. Era uma patota grande morando em Pinheiros. Estavamos todos em contato. E a Ana já cozinhava bem e de tudo ate em culinaria japonesa. Ela me salvava com as receitas, e a Sopa é famosa em casa.
    Ali aconteceu o primeiro supermercado japones , o Yaohan, com o MIOJO! ......
    Bom...ja falei demais ! depois volto.....
    Bom dia Tânia!


    ResponderExcluir
  2. adendo: INESQUECIVEL !!!!!!
    Agora é da Aninha e da Tânia.

    ResponderExcluir
  3. cool.......yummy..!!!
    I love green grapes and Apples, preferably green apples. :)

    ResponderExcluir
  4. Luci,
    Não sei se você conhece aquele Colégio em Itapecerica da Serra IAE (internato adventista). Fiz meu primeiro curso superior lá, em regime de internato - um pequeno paraíso!
    Lá aprendi a saborear sopa de frutas. Sai do Colégio, me casei, mas a receita levei comigo!
    Eu faço essa receita há 22 anos...
    Até hoje, não vi quem não gostasse.
    Bom dia.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Hi V.
    Good Morning!
    Welcome back online.
    Kisses V.

    ResponderExcluir
  6. Com o tempo e a prática, agente começa a adaptar essa receita.
    De repente você não tem todos ingredientes à mão e deseja fazê-la. Fica deliciosa, mesmo faltando alguns ingredientes... prá mim a única coisa que não pode faltar são as passas de ameixa e de uva.
    Já fiz uma sub-sopa somente com passas, bananas e suco e especiarias - preguiça de comprar os outros que no momento não havia.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Isso deve ser muito bom. Vira e mexe que faço vinho quente aqui em casa.

    ResponderExcluir
  8. É ótima Edu!
    Não tem segredo, você pode fazer.
    Se você fizer, sua esposa vai adorar!
    Bjo!
    Tânia Regina.

    ResponderExcluir
  9. adorei a receita, eu gosto muito de sucos naturais, bjs

    ResponderExcluir
  10. Essa fica quase natural!
    Leva pouco açúcar levando em conta as outras sobremesas, as frutas são doces, especialmete as passas.

    Bjo Sueli!

    ResponderExcluir
  11. vou tentar, depois te digo o resultado!

    ResponderExcluir
  12. Essa eu quero saber, mas tenho a certeza de que você vai adorar.
    A não ser que não goste de frutas, o que acho pouco provável.
    Em portugal, no inverno, é boa quente.
    Abraço Gon!
    Tânia Regina.

    ResponderExcluir
  13. Querida arlete!
    É sim, uma verdadeira delícia!
    Faça e depois me conte.
    Beijão!
    Tânia.

    ResponderExcluir