segunda-feira, 11 de setembro de 2006

A Individualidade das Nossas Sensações - Fernando Pessoa.

Rating:★★★★★
Category:Other
A Individualidade das Nossas Sensações




Nesta era metálica dos bárbaros só um culto metodicamente excessivo das nossas faculdades de sonhar, de analisar e de atrair pode servir de salvaguarda à nossa personalidade, para que se não desfaça ou para nula ou para idêntica às outras.
O que as nossas sensações têm de real é precisamente o que têm de não nossas. O que há de comum nas sensações é que forma a realidade. Por isso a nossa individualidade nas nossas sensações está só na parte errónea delas. A alegria que eu teria se visse um dia o sol escarlate. Seria tão meu aquele sol, só meu!

Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

8 comentários:

  1. O Tânia, será que o azul que voce vê não é o mesmo que o meu?

    ResponderExcluir
  2. Acho que é o mesmo, mas com emoções e sensações diferentes.

    ResponderExcluir
  3. cada um de nós é um ser único, que necessita interagir com o semelhente, mas nossa essência, provoca uma visão individual de cada coisa...
    bjks

    ResponderExcluir
  4. na riqueza das diferentes tonalidades em que cada um vê a vida, vamos tecendo a grande colcha de retalhos que se chama humanidade....
    bjka

    ResponderExcluir