sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

"Veja como é a comemoração em vários países e seus costumes, assim como origem e significados".

Rating:★★★★★
Category:Other
myspace layouts, myspace codes, glitter graphics


"Veja como é a comemoração em vários países e seus costumes, assim como origem e significados".




Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data.

A primeira comemoração, chamada de Festival de ano-novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração. No calendário atual, isto ocorre em meados de março.

Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.

A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - A festa das trombetas -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano.

Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina.

Áustria
Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de reveillon de New Years Eve (véspera de ano novo), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne (nova manhã).

França
Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.

Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.

Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano.

Tailândia
O Ano Novo começa na metade de abril.

Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os envelopes vermelhos para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.


(CadaDiaNet)

11 comentários:

  1. bem interessante!!! um ótimo 2007 pra vc com muita alegria!!

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de envelope vermelho com dinheiro tem muito na China.

    ResponderExcluir
  3. "A primeira comemoração, chamada de Festival de ano-novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de
    2.000 a. C."
    Cada país com sua tradição....
    Adorei as informações.Isto é cultura!!!! Obrigada amiga!!!!
    Beijos e carinhos para ti querida.
    Sonia.

    ResponderExcluir
  4. É bem interessante mesmo Ricardo!
    Algumas coisas eu já sabia, outras aprendi neste post.
    Boas Festas!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. No berço das primeiras civilizações!
    Que legal - aprendi mais uma informação.
    Beijinhos Miga linda!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, esses são os mais espertos! Ano novo, bocas novas..rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oops!! Esse é muito perigoso. Os velhinhos também? Muitas costelas quebradas e copos perdidos..tsc tsc

    ResponderExcluir
  8. Feliz ano novo para todos, independente da forma de comemoração! Happy New Year!

    ResponderExcluir