quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

MILHO DE PIPOCA.

Rating:★★★★★
Category:Other
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada.

Pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.

Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. "Morre e transforma-te!" — dizia Goethe.

Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.

Explicando a metáfora, piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á". A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.

Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...

"Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".

RUBEM ALVES

(Extraído do livro: O Amor que Acende a Lua)



10 comentários:

  1. Nossa já passei por tantas perdas que já estou bem transformada, mesmo que não estivesse a fim fui obrigada a mudar.
    As perdas fazem-nos crescer e tornarmo-nos fortes. Não devemos ficar a lamentarmo-nos perante as perdas, temos é que arregaçar as manguinhas e pormo-nos a mexer. A Vida está aí para ser vivida e bem vivida.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Tan,gostei muito do teu texto...dá para meditar! Obr.

    Bjns



    ResponderExcluir
  3. Eu acho a transformação uma coisa importante para o crescimento.
    Já tive muitas perdas também Paulinha!

    ResponderExcluir
  4. "Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á". A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo".
    Tânia gostei demais deste texto!!!!!
    Ele é tudo em que acredito...Tem gente que passa a vida, esperando que os "outros" mudem, para serem felizes...E, se esquecem, que a mudança deve ser dela própria, de dentro para fora, como a pipoca que estoura!!!!!
    Linda metáfora!!!!
    Beijos querida amiga!
    Sonia.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o seu comentário Soninha!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto...Tb acho que passando pelo fogo,nos transformamos! Na faculdade eu tento ser "perfeitinha",quando tiro nota bem baixa eu quase choro,nas provas, eu fico nervosa,minha visão fica estranha e ontem quando vi que não fiz boa prova em matemática e em aviação e que repetiria...pela 1a vez eu não me desesperei,eu aceitei o fato de que repetir não é o fim do mundo e fazendo as 2 matérias novamente eu vou agora "tirar de letra", vou estar bem melhor nessas matérias,tenho que ver o lado bom disso e assim foi uma mudança que aconteceu em mim,espero que aconteça outras para que eu seja uma pessoa bem melhor ;)

    ResponderExcluir
  7. Ahahah... Nelsinho!!!
    Transformação é bom, ainda que seja com guaraná.
    Bju.

    ResponderExcluir
  8. Poxa Karen, isso é amadurecimento!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir