segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

ORKUT - UNS AMAM, OUTROS ODEIAM...

Rating:★★★★★
Category:Other
Festa brasileira na rede

O Orkut tomou o Brasil e o Brasil tomou conta do Orkut, o mais popular site de relacionamentos do mundo

TÂNIA NOGUEIRA, MAÍRA TERMERO E RENATA LEAL


Ilustração: Nilson Cardoso

Um dia, ao checar seus e-mails, o estudante de Design de Campinas Gabriel Barbosa Souza, de 23 anos, encontrou uma mensagem enviada por sua vizinha, convidando-o a entrar em um site gratuito, um tal de Orkut. Ele resolveu dar uma navegada para ver do que se tratava - um instrumento para formar uma rede social e encontrar amigos, criado em fevereiro por um funcionário do Google, um turco de 29 anos chamado Orkut Buyukkokten. Souza aceitou o convite da vizinha. Preencheu uma espécie de cadastro com seu nome, sua data de aniversário, seus gostos e algumas linhas que definem sua personalidade. Às 3 da tarde, seu 'perfil', como se diz na internet, ficou disponível para ser acessado pelos demais membros do Orkut. Duas horas depois, Souza recebeu um e-mail de uma moça dizendo que tinha visto sua foto no Orkut. Perguntava se ele não teria cursado o primário na Escola do Sítio. Tinha. Levou apenas duas horas para que os dois estivessem cara a cara, em um bar.
''O brasileiro gosta da casa cheia de amigos. No Orkut é igual''

Entre uma cerveja e outra surgiu a idéia de reunir a turma perdida no passado. Nas duas semanas seguintes, deu-se a caça aos colegas. As armas usadas: o próprio Orkut, e-mail, ferramentas para conversas em tempo real pela internet, como o Messenger e o ICQ, telefone e a mão para bater em portas. Conforme iam sendo localizadas, as pessoas eram convidadas a entrar no Orkut. Nesse ambiente virtual, os velhos amigos formaram uma comunidade, um grupo no qual passaram a trocar mensagens e fotos, aos poucos retomando a intimidade dos tempos de infância. Até que a amizade saltou para fora da tela: em 6 de agosto, 17 ex-alunos da escolinha de Campinas conversavam animadamente em um churrasco na casa de Gabriel Souza, como se nunca tivessem deixado de se ver.

Situações como essa estão se repetindo pelo mundo afora e o tal do Orkut aparece em qualquer conversa. Não se fala de outra coisa. A febre tomou o Brasil, e o Brasil tomou conta do Orkut. Os números oficiais revelam que quase metade do 1,2 milhão de usuários é de brasileiros. A realidade deve ser até maior, já que muita gente, ao se cadastrar, declara nacionalidades esdrúxulas, como Iraque e Ilhas Fiji.

A presença maciça do Brasil no Orkut incomoda os americanos, que são apenas 18% dos cadastrados no site. Numerosos e enturmados, os brasileiros abandonaram a língua oficial da internet, o inglês, e passaram a se comunicar em português mesmo. Revolta e indignação foram expressas - às vezes com agressividade - em comunidades dentro do próprio Orkut e também em sites especializados em tecnologia como o Slashdot. Lá, a polêmica ocupou 49 telas. Os brasileiros foram acusados por diversos participantes da discussão de 'entrar numa comunidade e 'seqüestrar' a conversa, falando apenas português'. Eles se defendem dizendo que o Orkut funciona na base do convite, e brasileiros convidam brasileiros, e portanto não faz sentido ficar falando inglês. A coisa ficou tão acalorada que, recentemente, a rede orkutiana foi infestada pelo boato de que o site é lento para quem declara nacionalidade brasileira, em função de um boicote dos americanos - daí a onda de declarar nacionalidades diferentes. Os técnicos descartam essa tese. A principal razão da lentidão do Orkut seria pouco servidor para muito usuário, já que tamanho sucesso não era esperado. Além disso, o sistema é 'beta', ou seja, está em fase de testes.


14 comentários:

  1. Eu vou lá, deixo recado... não tem jeito, ele vai pra responder...

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira vez lá foi muuuuuito chato também. Agora está legal! Cutuco meus amigos, deixo recadinhos...

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!!
    eu achei uma parte da minha família através do orkut. meu avô brigou com a famíçia e se afastou e eu nã tinha contato com meus primos e usando esta ferramento encontrei gente no Canadá, São paulo, Rio de Janeiro e Itália.
    eu gosto do Orkut assim como do multi, cada um tem as suas características e o importante é saber usá-las a seu favor.
    bjkas e um lindo dia

    ResponderExcluir
  4. Idem Celma! Achei familiares que estavam distantes, amigos de Faculdade... muita gente legal!
    E adoro seus recadinhos lá!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Não é que eu odeie. Mas não me serve. Encontrei pessoas mais calorosas no Multiply. Me parece que o Orkut é imbatível para reunir amigos, parentes e conhecidos, mas eu não conheci uma pessoa lá como as que conheci aqui!
    A imagem da reportagem ficou muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Assino embaixo Aline! Gosto do orkut, mas o Multiply é o meu site!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Bom saber da história hehehehehe E vc? Quando vai me adicionar lá? To esperando hihihihi

    ResponderExcluir
  8. Oi Karen!
    Não achei você lá!
    E o seu link não deu certo. Tenta o meu...
    Beijinhos.

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15683772625062490586

    ResponderExcluir