segunda-feira, 1 de maio de 2006

MEU ÍDOLO - AÍRTON SENNA DA SILVA

Rating:★★★★★
Category:Other
LEMBRANDO AÍRTON SENNA


"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." (Airton Senna)




Em 1984, eu morava no bairro de Santana (Capital -SP), num prédio da rua Duarte de Azevedo - a rua dos barzinhos - era infernal nos fins de semana, nInguém dormia!

Éram quatro apartamentos por andar e quase todos éram parentes. Um dos rapazes era piloto de corrida e tinha um amigo, também piloto, que quando vinha ao Brasil, visitáva-o. Era o Airton.

Estava na equipe Toleman e começava a aparecer na Fórmula 1.

Porque o Airton era amigo deles, comecei à prestar atenção nas corridas. Mas a coisa foi ficando cada vez mais interessante, porque o Airton Senna foi pouco a pouco se sobressaindo.

De 84 a 94, acompanhei cada corrida de Airton Senna. As corridas no Japão éram de madrugada. Assistíamos com pipoca e chá.

Até albúm de figurinhas da Fórmula 1 eu colecionava. Dá prá imaginar?

Nessa época, o Brasil estava sem ganhar copas do mundo, o esporte estava mais triste - a fórmula 1 e as vitórias do Airton eram as únicas coisas que levantavam a moral da gente.

Jamais tive ídolos na infância ou adolescência (pelo menos que fossem evidentes).

O Aírton foi o meu ídolo!

Sentia orgulho de ser brasileira quando ele passava pela bandeira quadriculada anunciando a vitória. Quando dava volta na pista com a bandeira pequena do Brasil prá fora do cockpit. Quando ele dava banho de champanhe em todo mundo, quebrando protocólos.

Minha felicidade era maior quando Mr. Mônaco ganhava a corrida na pista molhada - adrenalina pura! E a cara do Alain Proust no pódium? Êheheh!

No período de 10 anos, acompanhei todas as corridas, fielmente - menos uma - a última!

Eu estava chegando de viagem, era um domingo de manhã. Estava só em casa, muito cansada, tomei um banho e fui dormir...
Acordei bem tarde, liguei a televisão e vi um rebuliço... mudei o canal e a reportagem era sobre o mesmo acontecimento... percebi que era algo de grave.

Prestei atenção! Entendi, mas não acreditei...

Senti essa morte por muito tempo e até hoje quando vejo uma entrevista do Airton eu sinto saudades, e meus olhos se enchem de lágrimas. Eu, que antes do Airton nunca tive um ídolo, e achava "babaca" quem tinha um.

Airton Senna prá mim foi sinônimo de felicidade, de vitória, de orgulho do meu país.


_ 80 Pódiuns

_ 41 Vitórias

_ 3 Títulos Mundiais


Infelizmente, agora, resta apenas a lembrança de tudo isso, que ficou na curva de Tamborello, na sétima volta do Prêmio de San Marino - em Ímola, na Itália.



14 comentários:

  1. Duas coisas me marcaram muito, na ocasião da morte de Senna.
    - Na segunda-feira de então, eu voltava do trabalho e passando pelo quarto de meu filho, ele com um violão, ouvi os acordes da “vitória”. Entrei no quanto e choramos juntos.
    - Quando ele chegou em São Paulo, eu passava pela Marginal do Pinheiros, no exato momento em que o cortejo cruzava por cima a ponte da Rebouças. Nela vi uma faixa que dizia: “nós não sabíamos que te amávamos tanto.” Chorei outra vez.

    ResponderExcluir
  2. No começo da noite de domingo, eu atônita, não conseguia falar e neim chorar. Não dormi naquela noite e na segunda explodi.

    Eu também não sabia que amava tanto aquela pessoa!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre acompanhava a maioria das corridas do Senna, naquele dia triste, eu também não assisti, aí me lembro como se fosse hoje: meu pai me acordando: "Alexandre, acorda... "... e eu "O que foi pai?" "O Senna bateu...." e eu "O Senna?" , meu pai: "É, e foi muito feio..." - No mesmo momento, eu imaginei o pior.. quando vi o carro, sem chances..... Quando o reporter da Globo, o Cabrini se eu não me engano anunciou oficialmente a partida dele, eu chorei muito. No dia seguinte na escola, nunca vi um fato igual: Os alunos e professores choravam.....

    ResponderExcluir
  4. Depois se quiserem dar uma passadinha nesse meu album: http://wwwalexandre.multiply.com/photos/album/13 e tem alguns vídeos dele tb na área de vídeos da minha página. Abraço pra vc Tania!

    ResponderExcluir
  5. Interessante! Aquelas vitórias faziam bem prá gente. Ficar sem aquilo tudo doeu...

    ResponderExcluir
  6. Uma lição que ele passou bem mas q o povo já volta a esquecer é o orgulho de ser brasileiro e o amor a pátria.

    A saudade é imensa e acredito que o povo ainda espera por um novo Airton :-)

    Creio q qse todos se lembram do q faziam ou onde estavam akele dia :-(

    Eu me lembro q qse dei uma de peru e fui na véspera, justo num qse acidente de carro.

    Parabéns pela homenagem

    ResponderExcluir
  7. Muito bom que tenha gostado.
    Apareça!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oie amei essa homenagem que voce fez para um das maiores pessoas do nosso pais na minha opiniao...tbm sou fan dele e adoro ler e ouvir reportagem ao respeito dele...brigada..bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei a menssagem...
    Eu como vc nunca perdi uma corrida...atre a mesmo a ultima eu vi!
    Como vc diz...toda vez q vejo algo sobre o Airton meu coracoa fica apertado...Ele foi meu idolo tambem...
    I miss hime...

    ResponderExcluir
  10. Pois é Alex... é uma idolatria boa, tipo amizade, daquelas que faz bem prá alma da gente.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Muita gente lembrou de mim no dia.
    Pq eu sempre fui fanático por Senna, tinha posters, camisetas, pastas e mais pastas com recortes de jornal e revistas.
    E muita gente me disse, putz, lembrei de vc na hora. E no outro dia, muita gente se espantou e alguns até fizeram piada pq fui com uma fita preta amarrada na manga da camisa do meu uniforme.

    ResponderExcluir
  12. Eu sei como é... as lembranças são muito boas, mas dá saudades.

    ResponderExcluir