terça-feira, 28 de março de 2006

A INDIVIDUALIDADE DAS NOSSAS SENSAÇÕES

Rating:★★★★★
Category:Other
A INDIVIDUALIDADE DAS NOSSAS SENSAÇÕES

Fernando Pessoa


Nesta era metálica dos bárbaros só um culto metodicamente excessivo das nossas faculdades de sonhar, de analizar e de atrair pode servir de salvaguarda à nossa personalidade, para que se não desfaça ou para nula ou para idêntica às outras.

O que as nossas sensações têm de real é precisamente o que têm de não nossas. O que há de comum nas sensações é que formam a realidade. Por isso a nossa individualidade nas nossas sensações está só na parte errônea delas.

A alegria que eu teria se visse um dia de sol escarlate. Seria tão meu aquele sol, só meu!




(Retirado de 'Livro do Desassossego'

8 comentários:

  1. sentir muitas vezes é um ato tão solitário...

    ResponderExcluir
  2. Acaba sendo... sensações, emoções, são coisas pessoais - únicas prá cada um né?

    ResponderExcluir
  3. Ele falou de outra forma como a realidade absoluta nao existe. A soma das sensações comuns formam uma realidade aceita por todos. É um ponto de vista interessante. A individual é sempre única. Engraçado que fala que a experiência pessoal é sempre a errada. Isto lembra aquele ditado: "existem sempre 3 pontos de vista: o meu, o seu e o correto!"

    ResponderExcluir
  4. Essa última frase que você disse é bem interessante: o meu, o seu e o certo. Se bem que sensação é sensação não é? Não é um ponto de vista, é mais uma emoção, da reunião dos sentidos.

    ResponderExcluir
  5. O livro é o meu, de cabeceira, de tudo...bela imagem. bjos.
    El

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliana!
    Eu sei que você ama Pessoa, não é por menos... ele é de uma inteligência e sensibilidade!
    Bjos também!

    ResponderExcluir