quarta-feira, 22 de março de 2006

POR QUE PANQUECAS? A SOLUÇÃO PRÁ QUANDO O PÃO ACABOU E VOCÊ ESTÁ COM PRESSA.


Description:
POR QUE PANQUECAS?


Conheço algumas pessoas que pensam ser a panqueca algo difícil de se preparar. Acham que não vai dar certo... mas isso não é verdade.

Suponhamos que você esteja num dia frio ou chuvoso, de manhã, hora do café, e o pão acabou... fazer pão de última hora, nem pensar! Você está com pressa para trabalhar ou estudar. Até esperar o elevador, chegar à padaria, esperar sua vez na fila, naquele frio ou chuva... uma panqueca resolve muitíssimo bem. É mais RÁPIDO. É muito FÁCIL.

Se você se atrapalha para fazê-la, saiba que com um ou dois dias se tornará uma coisa muito fácil de fazer. Ou antes...

Eu não gostava do sabor da panqueca, mas descobri um segredo que me fez mudar de idéia: uma colher de sopa de queijo ralado na massa - faz a diferença!

Quando estou com pressa, eu à como simples mesmo - panqueca sobre panqueca. Acompanho-a com leite e uma fruta, algumas castanhas... só! Já estou alimentada até o almôço!

É claro que existem formas bem mais elaboradas para fazê-la. Coloquei aqui o jeito mais simples e fácil, especialmente para aquele Paulistano apressado, que precisa se alimentar para agüentar até a hora do almôço.



Ingredients:
- 1 Copo de leite
- 1 Copo de farinha de trigo
- 1 Ovo
- 1 Colher de sopa de óleo
- 1/2 Colher de gérmem de trigo (opcional)
- 1 Colher de sopa generosa de queijo ralado ( se não gostar, troque por uma pitada de sal, apenas)


Recheio doce: Frutas picadas + mel:

Banana
Maçã
Pêra
Passas de uva
Ricota ou Queijo Minas

(A Ricota e o queijo podem ser comidos com um doce de sua preferência: pedaço de goiabada, doce de leite, ganache, etc)



Recheio Salgado:

Mussarela fatiada ou
Provolone " ou
Catupiry
Cotage
Requeijão cremoso (até)

(Se você prefererir outros Frios, ou um molho de tomate, ou carne, ou refogado de verduras - eu uso molho de tomate ou de carne vegetal)




Directions:
Misture os ingredientes no liqüidificador (pode ser manualmente também). Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque um fiozinho de óleo para untar ( a primeira sempre gruda um pouco). Coloque o líquido com uma concha - espere dourar nas bordas. Vá desgrudando as bordas com uma espátula de silicone. Vire a panqueca do outro lado - cuidado para não queimar. Repita o processo até acabar o líqüido.


Recheio doce: É só colocar sobre a panqueca e comê-lo ao natural.

Recheio salgado: Enrole a panqueca com o queijo de sua preferência, leve ao forno para derreter e cubra com o molho aquecido.





Nota: Você pode usar o que tiver à mão, e ou, o que for de sua preferência.

16 comentários:

  1. Eu não gostava de panqueca, Amador. Achava a massa meio enjoada.
    Descobri que acrescentando algumas especiarias, ou queijos, ela ficava saborosa.
    Descobrí nela um grande "quebra galho"!

    ResponderExcluir
  2. Adoro panqueca. Tinha um restaurante aqui em São Paulo especializado, acho que nao tem mais...não lembro o nome....ficava na galeria do cine bristol.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu!
    Tem um que é bárbaro, mas não estou lembradado endereço.
    Bom, conheço 2 endereços, mas não sei como está o serviço, um é próximo a sua casa. Perdizes? Deve ser bom!

    Rua Apinagés, 1081 - Perdizes

    Rua Marcos Lopes, 271 - V. Nova Conceição

    ResponderExcluir
  4. Tânia,
    Sua panqueca me fez lembrar um "causo"
    Thelma e eu éramos recém casados, e a gravidez de Sônia veio junto com muito enjôo. Uma vez que nada parava no estômago, ficávamos procurando coisas diferentes em tentativas. Em uma das noites mais "agitada", por assim dizer, fiquei perguntando o que ela gostaria de comer, mesmo que eu tivesse que sair para comprar. "Quer uma pizza?" "Não..."; "Um salgadinho?" "Não"; e, é claro, para virar uma brincadeira foi num piscar de olhos... "Quer profiteroles?" "Não";
    "Quer uma panqueca?" "Hummm... Taí. Acho que eu comeria uma panqueca!"
    Aí eu pensei: "Tô lascado" Aracaju àquela época era muito restrita em opções gastronômicas. Se eu quisesse panquecas, teria que fazê-las!!
    Imagine! Eu tinha 27 anos. Meus dotes culinários restringiam-se a ôvo frito, pão grelhado e água fervida... Peguei o livro de Dona Benta e achei as tais panquecas. Fazê-las foi uma comédia (à época deve ter sido uma tragédia). Só pra você ter uma idéia, eu imaginava que a panqueca era virada com um movimento da frigideira, da mesma forma que aparecia em desenhos ou filmes cômicos na TV... A primeira saiu cheia de gordura... a segunda quase queima... mas da terceira em diante até que deu pra comer.
    Ah, o recheio foi geléia de morango.
    Depois dessa primeira vez, tornei a fazer a receita diversas vezes. Tanto que as meninas a conheciam como "a panqueca de papai"...
    Qualquer hora dessas vou experimentar essa sua receita.
    Um abração,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. É verdade, as primeiras são desastrosas... mas você vê que coisa boa, agora suas panquecas têm nome: "panquecas do Papai".
    Essa minha receita é simples... o acompanhamento fica à gosto.

    Aqui em casa minhas duas filhas fazem do momento das panquecas "uma festa".
    Abraço!

    PS: Adorei o emotion panquequeiro!

    ResponderExcluir
  6. Hi Angie"
    This is very american!
    One nice day.
    Hugs.

    ResponderExcluir
  7. Adoro panquecas! Vou experimentar a sua receita. :-)

    ResponderExcluir
  8. A receita é a mais simples possível. Você come com coisas simples também - o que você tiver em casa.
    O que achei interessante foi a massa fácil. Numa hora de necessidade, ela supre perfeitamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania!! Delicia de receita hein? E com bolas de sorvete por cima será que fica bom? Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexandre!
    Quanto tempo heim?
    Panqueca é fácil e gostosa.
    Sempre quebra o meu galho...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo panqueças. Faço sempre. Dica: use azeite de oliva espanhol. Vai ver a diferença. Como panqueça até crua...ehehee..>Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu também amo panquecas!
    Sempre faço.
    Beijo Leo.

    ResponderExcluir