terça-feira, 21 de março de 2006

MOTIVO

Rating:★★★★★
Category:Other
CECÍLIA MEIRELES




"MOTIVO"


Eu canto porque o intante existe

E a minha vida está completa.

Não sou alegre nem triste:

Sou poeta.



Irmão das coisas fugidias,

Não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

No vento.



Se desmorono ou edifico,

Se permaneço ou me desfaço,

-não sei, não sei. Não sei se fico

Ou passo.



Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritimada.

E um dia sei que estarei mudo:

-mais nada.

(Cecília Meireles)



20 comentários:

  1. Eu leio e ouço fagner. Ficou perfeito a adaptação dele para esta musica também.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Já procurei no Terra e não encontrei.
    Estou tentando achar...

    ResponderExcluir
  3. Beleza beleza!!!!! Grande Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  4. "Porque o instante existe...
    ...tem sangue eterno a asa ritimada"

    ResponderExcluir
  5. http://www.metrolyrics.com/lyrics/101405/Fágner/Motivo.

    Neste link pode ser feito o download da música que Fágner fez.

    ResponderExcluir
  6. E pensar que esse projeto maravilhoso dele de musicar os poemas dela lhe deram tantos problemas...
    Boa lembrança, Tânia!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei dessa história. Quais problemas?

    ResponderExcluir
  8. Bem, isso eu não sabia.
    Você, que é uma verdadeira estudiosa da MPB, passou-me uma informação bem importante - Obrigada!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Você conhece esse "Motivo" muito bem não é Eliana - é poeta!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. hummm
    qdo li o titulo jah fiquei feliz da vida...
    mto lindo esse poema..
    pra mim o que há de melhor da Cecilia meireles...
    o poema q em si, tb marca a melhor fase da Cecilia, seu amadurecimento poético...
    viva Cecilia, viva toda a classe de grandes poetas brasileiros...\o/

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois poemas favoritos, Motivo(Cecília Meireles) e Vaidade (Florbela Espanca).
    VAIDADE

    Sonho que sou a Poetisa eleita,
    Aquela que diz tudo e tudo sabe,
    Que tem a inspiração pura e perfeita,
    Que reúne num verso a imensidade!

    Sonho que um verso meu tem claridade
    Para encher todo o mundo! E que deleita
    Mesmo aqueles que morrem de saudade!
    Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

    Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
    Aquela de saber vasto e profundo,
    Aos pés de quem a Terra anda curvada!

    E quando mais no céu eu vou sonhando,
    E quando mais no alto ando voando,
    Acordo do meu sonho...E não sou nada!...

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de ver como ela expressa o motivo pelo qual escreve. Com muita transparência e emoção.

    ResponderExcluir
  13. Realmente lindo esse poema da Florbela!
    Obrigada Ana!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Ela fala dos momentos que uma mulher pasta constantemente em vida, e colocou tão perfeitamente q não virou resumo ou síntese.

    ResponderExcluir
  15. É interessante uma pessoa conseguir se expressar tão bem.
    É uma verdadeira poeta!


    Beijos Karen!

    ResponderExcluir
  16. Também foi a que gostei mais, até citei lá encima.

    ResponderExcluir
  17. ... conheço essa poesia a muito tempo ... mas não lembrava dela a muito ... foi muito bom reencontrá-la aqui ....
    Brigadão ! e um grande VivA a Cecília Meireles.... :o)

    ResponderExcluir